#3 Passos para aumentar a auto aceitação ao falar em público e em outras áreas!

#3 Passos para aumentar a auto aceitação ao falar em público e em outras áreas!

 

Clique no link abaixo para comprar o meu Ebook Comunicação e Oratória!

https://pay.hotmart.com/V10523457I?checkoutMode=10

Os pesquisadores Richard M. Ryan e Edward L. Deci da Universidade de Rochester, desenvolveram a Teoria da Autodeterminação (SDT – Self-Determination Theory).

 https://selfdeterminationtheory.org/SDT/documents/2000_RyanDeci_SDT.pdf

Esses pesquisadores estudam como aumentar a nossa motivação interna, e descobriram que três fatores são fundamentais nesse processo: 1. Autonomia; 2. Competência; 3. Relacionamentos

Nesse texto de hoje, vou focar no desenvolvimento do fator Autonomia.

Eles afirmam: “em contextos sociais que geram conflitos com essas necessidades básicas, são estabelecidas as condições para a alienação e psicopatologia (Ryan et al., 1995), como quando uma criança é exigida pelos pais para que desistam da autonomia para se sentirem amados.

http://selfdeterminationtheory.org/SDT/documents/2005_MarklandRyanTobinRollnick_MotivationalInterviewing.pdf

Considerando a minha experiência de mais de dez anos, em treinamentos de Comunicação e Oratória, como também em treinamento de processos de Coaching, os alunos frequentemente declararam o seu sentimento de impotência diante do falar em público. Mas essa impotência se manifesta por uma profunda rejeição em relação a sua própria maneira de se expressar.

www.pauloantonioalmeida.com.br

Claro que necessitamos focar nos pontos de mellhoria, ou seja, sempre nos aperfeiçoarmos. Entretanto, o excesso de crítica (sabotadores) consigo mesmo traz um “travamento” emocional que dificulta o processo de comunicação e oratória.

https://www.companhiadasletras.com.br/testeinteligenciapositiva/

Esse excesso de crítica, muitas vezes, pode ter se originado na infância com a forte exigência por parte dos pais de que  a criança se comunique e tenha valores dos pais, e os filhos não são incentivados a desenvolverem seus próprios valores. Ou seja, muitas vezes os filhos não são incentivados a desenvolverem a sua autonomia, que é um fator preponderante na auto aceitação e na motivação. Veja o livro Liberdade para Aprender de Carl Rogers no link abaixo:

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4665.pdf

Poderíamos  enumerar muitas técnicas e métodos para aumentar a auto aceitação, mas vou me concentrar aqui em 3 Passos que são os seguintes:

#1. Aceitar as nossas imperfeições como sendo parte da nossa humanidade é um passo importante nessa caminhada de auto aceitação. Os alunos de oratória ficam muito incomodados com detalhes como os “né”; ou “ahm”, e se esquecem de olhar para o conteúdo total da mensagem. Esses vícios de linguagem existem, e claro que é importante controlá-los, mas se ocorreram, coloque o foco da sua atenção no conteúdo que você quer transmitir, e não nos pequenos erros da sua fala.

#2. Aceitar que haverá pessoas que não irão gostar da sua fala. Nós não somos amados por todo o mundo, e nem amamos a todos indistintamente. É importante planejar a sua mensagem para ser compreendida, mas não perca a sua identidade em troca da necessidade de ser amado, ou agradar a todas as pessoas.

 

#3. Identificar os pensamentos críticos que estão em excesso poluindo a sua mente, e dizendo para você que o seu jeito de falar, as suas ideias não são boas o suficiente. Depois de identificar esses pensamentos excessivos distorcidos, busque fatos e evidências, no planejamento da sua fala, que demonstrem o valor da sua mensagem, e que vale a pena ser transmitida.

Para finalizar, ressalto a importância de você colocar o seu foco em atividades que você considera que sejam uma novidade, um desafio, ou que tenham um valor estético de acordo com a sua bússola interna.

 

Clique no link abaixo para comprar o meu Ebook Comunicação e Oratória!

https://pay.hotmart.com/V10523457I?checkoutMode=10

 

Deus abençoe a sua jornada!

Autor: Paulo Antônio Almeida  

www.instagram.com/coachpauloalmeida www.facebook.com/pauloantonioalmeidaMs www.youtube.com/pauloantonioalmeidawww.twitter.com/psipauloalmeida www.linkedin.com/pauloantonioalmeida

31 999610253

coachpauloantonioalmeida@gmail.com

www.coachinginnovationbrazil.com.br 

www.pauloantonioalmeida.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *