Mindfulness é uma metodologia desenvolvida principalmente, pelo autor
Jon Kabat-Zinn .
https://www.mindfulnesscds.com/
John Kabat-Zin é o fundador do Programa de Mindfulness de Redução de Stress da Universidade de Massachussets, nos EUA.
https://www.umassmed.edu/cfm/about-us/people/2-meet-our-faculty/kabat-zinn-profile/
O Programa de Redução de Stress através do Mindfulness consiste em 8 semanas de práticas com o objetivo de treinar a pessoa a aumentar sua capacidade de equilíbrio físico, emocional, neurológico e espiritual.
A palavra em inglês Mindfulness pode ser traduzida por Atenção Plena, que consiste na ideia de se buscar manter a atenção plena no momento presente , sem julgamento , sem censura e sem críticas.
Existem várias técnicas de Mindfulness, com duração entre 1 e 3 minutos ou mais.
No link abaixo, você poderá ouvir uma meditação de 3 minutos muito eficaz:
A metodologia do Mindfulness consiste em ser uma adaptação da meditação budista para o ocidente. Assim, as técnicas de meditação adaptadas possuem um caráter lúdico, dinâmico e rico em variações. Você não precisa ficar sentado de olhos fechados para exercitar a Atenção Plena. Você pode meditar andando, comendo, falando, cozinhando, ou seja, buscando focar a sua atenção no aqui e no agora.
A ideia é tentar buscar o foco e atenção no momento presente, mas se você não conseguir não tem problema. O objetivo é voltar a atenção para o momento presente sempre que possível.
O texto abaixo é retirado das obras dos autores: Jon Kabat-Zinn, Mark Williams, John Teasdale, Zindel Segal Daniel Goleman, Richard Davidson
#MINDFULNESS e #INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
“Às vezes temos a sensação de que o que está faltando, no fundo, somos nós próprios – nossa disposição para aproveitar a existência de forma plena, agindo como se ela realmente importasse, vivendo o único momento que temos de fato: o presente. Esta é uma intuição transformadora.
A atenção plena (Mindfulness) consiste em observar sem criticar e em ser compassivo consigo mesmo.
Quando a infelicidade e o estresse ocupam sua cabeça, em vez de levá-los para o lado pessoal, você aprende a tratá-los como se fossem apenas nuvens negras e a observá-los com curiosidade enquanto se afastam.
Em essência, a atenção plena permite que você capte os padrões dos pensamentos negativos antes que eles o lancem em uma espiral descendente.
Esse é o início do processo para retomar o controle de sua vida.
Os benefícios da meditação da atenção plena
Estudos mostram que os meditadores regulares são mais felizes e satisfeitos do que a média das pessoas. Esses resultados têm uma importante repercussão na saúde, já que as emoções positivas estão associadas a uma vida mais longa e saudável.
A ansiedade, a depressão e a irritabilidade diminuem com sessões regulares de meditação.
A memória melhora, as reações se tornam mais rápidas e o vigor mental e físico aumenta.
Os meditadores regulares têm relacionamentos melhores e mais gratificantes.
Estudos feitos no mundo todo comprovam que a prática da meditação reduz os principais indicadores do estresse crônico, incluindo a hipertensão.
A meditação é eficaz também para reduzir o impacto de doenças graves, como dor crônica e câncer, podendo até auxiliar no combate à dependência de drogas e álcool.
Além disso, pesquisas indicam que a meditação fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater resfriados, gripe e outras doenças.”
Jon Kabat-Zinn, Mark Williams, John Teasdale, Zindel Segal
Daniel Goleman, Richard Davidson