OS 6 PASSOS PARA ALCANÇAR O SIM INTERIOR

O autor William Ury, junto com seu amigo, Roger Fischer, escreveram o livro COMO CHEGAR AO SIM!. Nesse best seller, o autores desenvolvem a famosa metodologia Havard de Negociação, onde são apresentados os 4 passos para uma negociação eficaz: 1. Separar as Pessoas do Problema; 2. Concentrar-se nos interesses e não nas posições; 3. Buscar alternativas de ganha-ganha para todas as partes; 4. Insistir em critérios objetivos.

Nesse Livro sobre Os 6 Passos para Alcançar o SIM Interior, o autor propõe desafios maiores. Dentre eles, a proposta é incluir quem te exclui, ou te rejeita. É preciso muita sabedoria para realizar esses passos, e o autor com uma linguagem simples, mas também profunda nos indica o caminho para se alcançar a paz interior.

A seguir um breve resumo dos pontos chaves do livro, realizado pela consultoria AMANA KEY, com alguns esclarecimentos meus em negrito. Espero contribuir para o seu crescimento.

  1. Coloque-se no seu lugar.
    Você consegue perceber a intromissão do censor interior no seu trabalho – e apenas observar os próprios pensamentos e sentimentos, sem julgá-los? Para que necessidades básicas apontam os seus sentimentos? Do que você realmente precisa? O autor recomenda dois exercícios: 1. Colocar-se no camarote, ou seja, observar-se no processo de negociação, e anotar as suas reações corporais durante o evento do conflito; 2. Desenvolver a habilidade de ouvir suas emoções, voltando-se profundamente para o seu interior, como na meditação que publiquei no video: Enfrentando suas dificuldades: https://www.youtube.com/watch?v=iLdWuJptQ9E&t=320s
  2. Desenvolva sua Batna* interior.
    Você está culpando alguém ou algo por não satisfazer os seus interesses? Que benefícios isso lhe oferece – e quais são os custos? É capaz de se comprometer a cuidar de suas necessidades mais profundas, não importa o que aconteça? Para atingir o segundo dos 6 Passos para alcançar o Sim Interior, o autor sugere pesquisar quais são os seus reais interesses, suas motivações, aspirações, anseios, e medos, e assim buscar satisfazer as suas necessidades, em outros lugares, ambientes e pessoas.
  3. Reenquadre seu panorama.
    Você acha que a vida, de alguma maneira, é sua inimiga? Como construiria sua felicidade hoje? Se a vida é difícil, você poderia, ainda assim, dizer sim a ela, da maneira como é? No livro, 6 Passos para alcançar o Sim Interior, William Ury, cita uma frase do psicólogo Carl  Rogers, ” Paradoxo curioso: quando eu me aceito, eu mudo!.” . Ou seja, o caminho do autoconhecimento e da autoaceitação é um caminho de cura, de libertação e de encontro consigo mesmo, ainda que as circunstâncias não sejam favoráveis.
  4. Mantenha-se no presente.
    Você cultiva ressentimentos do passado ou tem ansiedade quanto ao futuro? O que seria necessário para você relaxar e aceitar a vida como ela é? O que poderia fazer para se manter no presente, ou em estado de fluxo, uma condição psicológica de alta performance e de grande satisfação? William Ury, nesse momento vai de encontro ao que a metodologia Mindfulness indica: Atenção Plena, ou seja, desenvolver o foco e atenção no Aqui e Agora. No meu canal do youtube, você poderá assistir a meditação de 3 minutos:
    https://www.youtube.com/watch?v=w3yUc793iKQ
  5. Respeite os outros.
    Você está sentindo algum antagonismo em relação a alguém? Qual é a sensação de estar no lugar dessas pessoas? Mesmo que não lhe demostrem respeito, você poderia ainda assim respeitá-las? Aqui o autor, insiste na empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro e desenvolver essa habilidade ainda que seja com pessoas que te agridem, ou que sejam inconvenientes. É um desafio e tanto, por isso mencionei que talvez esses Os 6 Passos para Alcançar o SIM Interior, sejam mais difíceis de se alcançar, pois envolve a inclusão daqueles que te rejeitam. Lidar com a rejeição é um desafio que não é fácil para ninguém, e ainda pensar em incluir que te rejeita, parece ser quase impossível. Mas vale a pena refletir e investir na busca dessa sabedoria.
  6. Saiba dar e receber.
    Você sente medo da escassez em qualquer situação que esteja enfrentando hoje? De que precisará para mudar o jogo de tomar para doar, de ganha-perde para ganha-ganha-ganha? Mais uma vez o autor, demonstra a necessidade de se investir em nossa sabedoria e humildade e buscarmos mais dar do que receber. É um princípio bíblico, que merece nossa reflexão e também a nossa prática, para aumentar a nossa capacidade de sermos proativos e sairmos do lugar de vitimização.
    (*) Batna – Sigla de Best Alternative To a Negotiated Agreement – Melhor Alternativa Para um Acordo Negociado.

FONTE: AMANA KEY

Autor: Paulo Antonio Almeida

www.instagram.com/coachpauloalmeida

www.youtube.com/pauloantonioalmeida

www.facebook.com/coachpauloantonioalmeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *